Lourinhã recebe II Encontro Cidades e Vilas Resilientes
- Categoria: Sociedade
- 08/11/2018 14:31
A vila da Lourinhã recebe esta quinta e sexta-feira o 2.º encontro de cidades e vilas resilientes que prevê a partilha, entre membros dos serviços municipais de protecção civil, de boas práticas implementadas ao nível da redução do risco de catástrofe/resiliência.
O Serviço Municipal de Protecção Civil da Câmara Municipal da Lourinhã assumiu a organização desta segunda edição do evento, com o intuito de dar a conhecer o território, as infraestruturas, meios e valências das instituições que prestam socorro no concelho e ainda os factores de sucesso registados e as práticas accionadas recentemente no âmbito do conceito da resiliência: prevenção; preparação; resposta organizada em situações de emergência; e recuperação/reabilitação após catástrofe.
Os representantes das cidades e vilas participantes - Amadora, Albufeira, Loulé, Odivelas, Mirandela, Almada, Santo Tirso, Matosinhos, Tavira, Funchal, Aljezur, Portimão, Cascais e Setúbal - têm a oportunidade de conhecer as boas práticas implementadas no concelho da Lourinhã e alguns dos resultados decorrentes das mesmas.
O programa geral do evento contemplou, esta manhã, uma sessão de abertura, com a presença do presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte de Carvalho, e do 2.º Comandante Distrital de Operações de Socorro de Lisboa, Hugo Santos.
O evento conta ainda com a presença de representantes da Autoridade Nacional de Protecção Civil, com uma visita ao quartel dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã, acompanhada pelo comandante, aulas de campo e grupos de trabalho para debater modelos e estratégias implementadas e para o desenvolvimento de plataforma de gestão do risco de desastres, em parceria com o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, com a presença de Sérgio Cruz Oliveira.
Estão ainda preparadas actividades no Dino Parque da Lourinhã com o Grupo de Radioamadores da Lourinhã e com a Adega Cooperativa da Lourinhã, que recebe os participantes para uma visita guiada.
O evento conta ainda com a presença de representantes da Capitania do Porto de Peniche, do destacamento territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) e do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA